
O desafio de ajustar todas as variáveis para chegar a um preço que faça sentido para uma empresa envolve: metodologias das mais simples às mais complexas, muitos livros, muitos profissionais focados neste trabalho. Trata-se de um esforço importante e considerável. Tem sido assim por alguns séculos, desde que o escambo não é mais praticado.
Essas variáveis passam por questões como: custo; enquadramento tributário da empresa; tipo de produto; público-alvo; concorrência; estratégias da empresa; logística.
Essa complexidade em alguns casos torna esse processo quase impossível de considerar e gerenciar todas as variáveis. Na minha experiência com empresas do varejo, a grande maioria ignora tudo e considera somente a capacidade de uma pessoa de sentir e traduzir uma situação de acordo com sua percepção, o conhecido “feeling do negócio”.
A Inteligência Artificial entra cada vez mais como importante forma de automatizar processos e informações. No varejo, ela possibilita a criação de um modelo que pode considerar e avaliar com muita velocidade todas as variáveis possíveis do mercado, isto é, muito mais do que as clássicas que mencionei acima.
Essa inteligência vai criar uma nova realidade, um modelo de concorrência capaz de padronizar todas essas variáveis e transformar todos os produtos em commodities.
Mais do que isso, a Inteligência Artificial vai se transformar em um diferencial fundamental ao varejo na Era da Informação (ou seria condição básica para sobreviver?): customer experience, isto é, a experiência do cliente.
Contudo, a utilização destas soluções ainda é muito restrita ao grande varejo, e principalmente por seu vasto Big Data, grandes investimentos monetários e de tempo em transformação digital.
Ainda que restrita, não é exclusiva. É possível ter acesso a uma parte importante dessas informações por meio do ERP que sua empresa utiliza. Eu te dou aqui mais um indicador importante na avaliação do seu fornecedor de software. A massa de dados que seu ERP gerencia tem um grande valor, pode facilitar esse processo e gerar um grande diferencial competitivo para sua empresa.
Vamos falar sobre Software de Gestão? (Ricardo Pagartte 2020)
Comments